Unhas fracas e quebradiças – Causas e cuidados

Diariamente estamos expostos a diversos fatores que contribuem para deixar as unhas fracas e quebradiças. Algo que não é agradável, principalmente, para as mulheres, que por sua vez, tem as unhas como uma das partes essenciais em seu visual e que devem estar sempre bonitas, longas, fortes e bem cuidadas.

Atualmente são utilizados diversos métodos para ter as unhas longas e fortes como o desejado, um exemplo é as unhas em gel, postiças de porcelana, fibras de vidro, entre outras. Porém, mesmo que essas técnicas proporcionem o resultado esperado é preciso cuidar das unhas naturais, pois não só pela parte estética, já que as mesmas podem indicar sinais de doenças.

Causas

As unhas fracas e quebradiças podem ser causadas por fatores internos e externos.

Fatores internos: A fragilidade das unhas pode estar associada à má alimentação por falta de nutrientes essenciais na dieta, como o ferro, zinco, vitaminas, proteínas e hidratação. Doenças como anemia, má circulação, problemas com tireóide, diabetes, entre outros.

Fatores externos: Expor as unhas a produtos químicos e tempo prolongado submersas em água, hábito de roer unhas, uso de acetona, digitar utilizando as mesmas e abrir utensílios ou objetos.

Esses são apenas alguns fatores que não deixam a unha crescer forte e saudável, muitas vezes elas tornam-se quebradiças e se dividem em camadas.

Cuidados para ter unhas fortes

1 – Evite utilizar removedores a base de acetona, pois a substância é forte e agressiva às unhas, pode-se observar ao utilizar o produto e o mesmo deixar manchas esbranquiçadas. Opte por removedores de esmalte a base de óleos hidratantes.

2 – Faça uso de luvas ao realizar tarefas que necessitem do uso de produtos químicos como o detergente.

3 – Deixe as unhas respirarem entre uma esmaltação e outra, para que possam se recuperar.

4 – Antes de aplicar o esmalte nas unhas, procure fazer uso de fortalecedores de unha ou base para proteger da pigmentação dos esmaltes e deixá-las mais nutrida.

5 – Inclua em sua dieta alimentos ricos em minerais, ferro, zinco e proteínas.

6 – Se as unhas quebrarem lixe, ao invés de colar.

7 – O uso de suplementos para unhas fracas a base de biotina, ajudam no processo e não necessita de prescrição médica.

8 – Dê uma pausa no uso de unhas postiças, pois as unhas naturais precisam estar livres para sua recuperação e desenvolvimento.

9 – Não deixe as unhas submersas em água por muito tempo, pois as mesmas absorvem o líquido e ficam moles e macias, ocasionando a fragilidade e posterior quebra.

10 – Tome banhos mornos, pois a água quente prejudica a saúde da pele, cabelos e unhas.

11 – Faça uso de cremes hidratantes específicos para as unhas e cutículas antes de dormir.

12 – Uma dica é preparar o próprio fortalecedor de unhas, utilizando um dente de alho picado e colocando-o dentro de um vidro de base comum.

Essas são dicas simples que se realizadas periodicamente, ajudam a evitar a quebra e fragilidade das unhas.

Related Posts

Como se destacar ao falar em público

Estima-se que 75% dos adultos sofrem de medo de falar em público, e isso é completamente compreensível. Quando os hormônios
suplementos de colágeno

Os suplementos de colágeno mostram uma melhora na pele e articulações

Qualquer fabricante de sopa que se preze sabe que um produto bom e encorpado é semi-sólido e grosso quando esfriado,
Causas da Ansiedade

Causas da Ansiedade

Causas Embora não haja uma única causa conhecida de transtornos de ansiedade, há vários fatores de risco ou gatilhos que