IPVA MT

IPVA MT: Como consultar IPVA no estado do Mato Grosso?

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores, IPVA, é um imposto cobrado anualmente de todos os donos de veículos. O cálculo do IPVA é feito de acordo com o ano e modelo do veículo. O não pagamento do IPVA implica em multa e impede o veículo de ser licenciado para transitar.

Cada estado tem um DETRAN responsável por recolher o IPVA. Conheça os procedimentos e como consultar o IPVA MT.

IPVA MT

IPVA MT

O valor do IPVA MT prometeu e foi mais barato para a maioria dos veículos do estado do Mato Grosso.

O IPVA foi calculado com base no valor venal do veículo, contendo os valores praticados no mercado automotivo. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso, os valores venais ficaram mais baixo, por isso, foi causado uma redução aproximada de 3,24% no valor do imposto veicular.

A alíquota do IPVA MT variou entre 1% a 4%, dependendo do modelo do carro, ano de fabricação, tipo e marca.Por exemplo, os automóveis de passeio com até 1.000 cilindradas, a porcentagem foi de 2%. Para as picapes, jipes e camionetas de cabine dupla ou fechada, foi cobrado 3% a menos. Para saber todas as alíquotas que foram cobradas, é necessário verificar o site do SEFAZ MT.

O pagamento do IPVA MT pode ser feito à vista com desconto de 5%, 3% ou sem desconto. Para quem optou por parcelar, o IPVA MT deve ser pago em três vezes mensais iguais e consecutivas, conforme o final da placa.  O parcelamento do IPVA MT deve ser solicitado pelo site do SEFAZ MT.

Para pagar o IPVA MT, os donos dos veículos devem apresentar o documento de arrecadação nas agências credenciadas, postos de autoatendimento, pagar através da internet ou débito agendado.

É importante ressaltar que se o proprietário não pagar o parcelamento ou o IPVA MT integral, ele pagará multa por isso. Após a data de vencimento, o pagamento deverá ser feito já com o acrescimento da multa. Ou seja, ele não poderá pagar a multa depois.

O não pagamento do IPVA MT deixa o condutor impossibilitado de realizar o licenciamento do veículo. Com isso, ele não tem a permissão para transitar com o carro.

Como emitir a guia do IPVA MT

Para emitir a guia de pagamento do IPVA MT, é necessário acessar o site do SEFAZ MT, informar os seus dados, os dados do veículo e emitir a guia do imposto.

O boleto deve ser pago, preferencialmente, no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco Sicred, Banco Cecremat ou casas lotéricas.

O pagamento pode ser realizado de três formas:

  • À vista, com desconto no primeiro mês de vencimento.
  • À vista sem o desconto no mês seguinte ao vencimento da primeira parcela;
  • Podendo ser parcelado em até três vezes.

Se o seu IPVA MT está atrasado e você deseja regularizar a situação do seu veículo, é necessário que você entre no site do Sefaz MT para imprimir essa guia com os valores ajustados.

Também é possível ir a um posto de atendimento do Sefaz MT para retirar a sua guia de imposto e realizar o pagamento.

Related Posts

Seguro Ford Veja as melhores opções de seguro automóvel para Ford

Seguro Ford: Veja as melhores opções de seguro automóvel para Ford

Você sabia que o proprietário de um veículo da marca Ford, conta com uma opção de seguradora só para ele,
Seguro Auto Simulação - Veja como simular o seguro auto

Seguro Auto Simulação: Veja como simular o seguro auto

Que um seguro veículos é um item essencial para poder andar com seu automóvel, moto ou caminhão pelas ruas nos

As melhores soluções para se movimentar na cidade

Para muitas pessoas, se locomover pela cidade de carro já caiu na história. Poluição, problemas para estacionar, tráfego ... Pode haver

Entenda o que é Direção Elétrica

SAIBA O QUE É DIREÇÃO ELÉTRICA Por muitos anos a direção hidráulica vem sendo utilizadas nos veículos automotores, mas com