Entenda o que é Direção Elétrica

SAIBA O QUE É DIREÇÃO ELÉTRICA

Por muitos anos a direção hidráulica vem sendo utilizadas nos veículos automotores, mas com passar do tempo e com o avanço da tecnologia novas formas de dirigir o carro apareceram e uma delas é a direção elétrica. Se precisar de mecânica em Curitiba conheça a Mecânica Sofiste.

Na hora de comprar um carro vários requisitos são analisados como potencia do motor, consumo de combustível, formas de pagamento, cor e etc. além desses requisitos também devemos lembrar o tipo de direção. É nessa hora que surge aquela dúvida direção hidráulica ou direção elétrica.

E para que você entenda o que é direção elétrica e direção hidráulica abaixo terá uma comparação dos dois tipos.

O que é direção Hidráulica

Este tipo de direção é um sistema mais antigo e popular. Anteriormente era conhecido com direção assistida e se tornou popular durante os anos 70, nos caminhões.  Algum tempo depois a direção hidráulica começou a ser utilizada também nos carros pequenos, as montadoras de veículos adotaram este modelo de direção, o que o deixou bastante popular até hoje.

Vantagens e funcionamento da direção hidráulica

A direção consegue reduzir até 80% do esforço comparado a direção manual. Ela ainda possui custo baixo de manutenção e os seus componentes são uma bomba hidráulica, uma caixa de direção do tipo pinhão e cremalheira, uma espécie de reservatório de óleo, além de tubulações de baixa e de alta pressão.

A direção hidráulica funciona da seguinte forma: a bomba hidráulica faz o óleo circular dento da caixa de direção, assim deixa o movimento do volante mais leve.

Manutenção e desvantagens desta direção

A direção hidráulica precisa de revisão periódica, a manutenção deste tipo de direção varia de acordo com o modelo do veiculo, em alguns casos ela deve ser feita a cada 50 mil quilômetros, e manutenção deve incluir a troca de óleo e correias.

O lado negativo desta direção é que a sua manutenção é complicada, pois envolve troca de mangueiras, substituição do fluido hidráulico e análise do reservatório de óleo, se ele estiver muito acima ou abaixo do nível correto, a direção pode ficar pesada durante a manobra.

O que é direção Elétrica

Para que você entenda o que é a direção elétrica podemos defini-la com um novo sistema de direção que funciona acoplada junto à caixa de direção para auxiliar na manobra do volante o deixando mais leve. Então ao ligar o carro, o volante fica responsável por enviar um sinal para o componente eletrônico que aciona o motor elétrico no lugar da antiga bomba hidráulica.

Manutenção e desvantagens da direção elétrica

Apesar facilitar a nossa vida em determinados momentos a tecnologia não é perfeita e acaba apresentando alguns problemas. A direção elétrica possui pequenas possibilidades de defeitos e quando este sistema apresenta alguma pane, o custo para realizar uma manutenção acaba sendo mais caro do que a direção hidráulica.

Mas não se preocupe caso a direção elétrica apresentar problemas enquanto você dirige, pois o máximo que pode acontecer à direção ficar mais pesada. Outra desvantagem é que os carros que dispõe desta nova tecnologia possuem um custo mais elevado em comparação aos outros veículos e para você usufruir da direção elétrica terá que pagar mais caro para adquirir o veiculo.

Está comparação é fundamental para que você entenda o que é direção elétrica.  Essa nova tecnologia facilita bastante na hora de dirigir, mas o custo de manutenção é mais elevado então se você quiser utilizá-la será preciso  mais caro na compra do veiculo. Por isso, observe se para você vale mesmo a pena possuir um veiculo com está tecnologia no volante.

Related Posts

IPVA MT

IPVA MT: Como consultar IPVA no estado do Mato Grosso?

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores, IPVA, é um imposto cobrado anualmente de todos os donos de veículos. O

As melhores soluções para se movimentar na cidade

Para muitas pessoas, se locomover pela cidade de carro já caiu na história. Poluição, problemas para estacionar, tráfego ... Pode haver