Como desenvolver um website e deixar seu conteúdo disponível na Internet

Construir o seu próprio site pode ser para muitos uma tarefa desafiadora. Isso é bem verdade se você não tiver experiência anterior de desenvolvimento de sites.

Embora seja verdade que é preciso de algum conhecimento técnico para desenvolver um site, seja ele simples ou complexo, você provavelmente irá desejar trabalhar com um profissional experiente e que traga a realidade um site institucional de modo profissional.

A realidade é que muitos não podem pagar por um profissional desses no momento que estão atravessando no seu negócio. Por isso, nós do Blog Dicas Úteis, vamos te mostrar alguns passos para que você mesmo possa ser capaz de fazer esse trabalho.

Hospedagem de sites

Hospedagem de sites é como ter um aluguel para a loja virtual do seu site, incluindo as páginas, imagens, documentos e outros recursos necessários para exibir esse site.

Hospedagem usa um servidor, que é onde estão os recursos do site para que outros visitantes possam acessá-los através da Web.

Você pode construir um site totalmente funcional em seu computador pessoal, mas se você quiser que outras pessoas sejam capazes de vê-lo, você precisará usar uma hospedagem.

Registro de domínio

Um nome de domínio é uma URL amigável que as pessoas podem digitar em seu navegador para chegar ao seu site. Alguns exemplos de nomes de domínio incluem:

Um nome de domínio fornece marcas valiosas para o seu site e torna mais fácil para as pessoas se lembrar de como chegar a ele.

Nomes de domínio normalmente custam entre 40 reais por ano e eles podem ser registrados em uma série de sites online. Em muitos casos, você pode obter registro de nome de domínio e serviços de hospedagem de sites do mesmo provedor, tornando mais fácil para você, uma vez que esses serviços estão agora contidos em uma conta.

Planejamento do Website

Ao planejar seu site, você terá que tomar uma série de decisões importantes:

O tipo de site que você precisa: é este um site de notícias ou informação, um site para uma empresa ou serviço, um site sem fins lucrativos ou motivado por causa, uma loja de comércio eletrônico, etc.

Cada um destes tipos de sites tem um foco ligeiramente diferente que irá influenciar o seu design. Como os usuários vão se mover em torno de seu site afeta sua arquitetura de informação, bem como a usabilidade geral desse site.

Planejar as páginas um site, criar um sitemap, e desenvolver uma estrutura de navegação a partir daí.

Planejamento de conteúdo

Como diz o ditado, “conteúdo é rei”.

A qualidade do conteúdo do seu site irá desempenhar um papel importante no seu sucesso. Conteúdo é tudo o que suas páginas conterão, como texto, imagens, vídeo e muito mais. Antes de começar a desenhar ou construir páginas, você deve ter uma estratégia clara para o conteúdo que essas páginas irão conter.

Esta é facilmente a parte mais complexa do processo de criação de páginas da web e há uma série de tópicos para estar ciente nesta fase.

Aprenda os conceitos básicos

Os elementos do design bom e adequado e como usá-los em sites.

HTML é uma linguagem de marcação. Embora existam muitas plataformas lá fora que irão codificar o HTML de uma página para você, você vai fazer melhor e ter muito mais flexibilidade e controle se você aprender o básico.

CSS é a forma como seu conteúdo será apresentado. Aprender CSS irá ajudá-lo a mudar a aparência visual de um site para corresponder às necessidades de design de um projeto.

Editores de páginas da Web: diferentes editores de páginas lhe permitirão realizar coisas diferentes. HTML e CSS podem ser escritos em editores de texto simples, como Notepad, ou eles podem usar software como Adobe Dreamweaver para obter alguma assistência com as páginas que você está criando.

Você também pode decidir usar um sistema de gestão de Conteúdo, como o WordPress, para construir e alimentar o seu site.

Espero que este artigo possa te ajudar. Qualquer dúvida, você pode usar os comentários abaixo. Compartilhe também este artigo para seus amigos.

Related Posts

SINTOMAS DE ANSIEDADE: VOCÊ SOFRE DESSE MAL?

O que era antes uma emoção comum ao ser humano que se caracterizava como uma agitação ou leves preocupações sobre

Seguro Viagem Intercambio: 4 Motivos para contratar

Você está longe de seu país de origem e vai passar uma boa temporada fora de casa. É preciso pensar

Empréstimos para Negativados: É possível fazer um empréstimo estando negativado?

Um levantamento feito pelo Serasa Experian apontou que 40,3% dos adultos brasileiros estão inadimplentes, ou seja, 61.8 milhões de pessoas

Como aumentar os músculos e queimar gordura

Aumento de massa muscular e perda de gordura são os objetivos mais comuns em qualquer academia. Embora o  corpo resista