garota caminhando sozinha

Bullying na escola: como superar este trauma

O bullying na escola é um problema sério e precisa ser resolvido o mais rápido possível.  Ele é um comportamento agressivo que é praticado várias vezes contra uma pessoa de qualquer idade.

O bullying geralmente acontece com mais frequência em grupos de crianças e adolescentes, que escolhem uma pessoa para direcionar as suas agressões físicas e verbais com objetivo de satisfazer o seu próprio ego menosprezando o indivíduo.

E como a maioria das crianças e adolescentes podem ver vítimas dessas agressões, é preciso que elas tenham o apoio dos pais para enfrentar e superar esse problema.

Para superar os traumas que são causados por essas agressões os pais devem acompanhar o seu filho de perto para entender a situação e ajudá-lo da melhor maneira possível e, muitas vezes, encaminhando-o para um psicólogo.

Como superar o Bullying na escola?

Para ajudar o seu filho a superar esse problema primeiramente é preciso identificar qual é o tipo de agressão que ele sofreu ou está sofrendo. Existem três tipos de agressões que geralmente são praticadas no bullying:

Agressão física

Geralmente essa agressão pode ser puxões de cabelo, chutes, socos e entre outros.

Agressão verbal

As agressões verbais geralmente são xingamentos ou apelidos de mau gosto que afetam profundamente o desenvolvimento da criança ou adolescente.

E relacionamento

Que podem ser fofocas, humilhações, assédios e a exclusão social.

adolescente chorando

Identifique qual é a situação

Para ajudar o seu filho a superar esse problema é ensiná-lo a identificar qual é o comportamento que está sendo praticado é preciso identificar a situação. Isso porque é comum que as crianças e os adolescentes tenham amigos que gostam de dar apelidos ou que fazem brincadeiras que são semelhantes ao bullying.  

No entanto, essas brincadeiras não são constantes e humilhantes.  O problema mesmo é quando essas brincadeiras acabam se tornando constantes, sem graça e passando dos limites.

É importante que o seu filho saiba identificar o que está acontecendo realmente para então buscar ajuda dos professores e dos pais para que essas brincadeiras tenham um fim.

A orientação é importante para superar o trauma

Uma alternativa para superar o bullying na escola é aprender a conviver com essa situação, para que esse comportamento pare imediatamente. Para isso, você precisa ensinar algumas orientações ao seu filho para evitar que essa situação se agrave como:

  • Evitar o encontro com as pessoas que estão praticando as agressões, para isso use outro banheiro se for possível, visite outras salas e ande com outras turmas.
  • Evite chorar ou ficar chateado com as atitudes dos agressores. Quanto menos você der importância, mais as atitudes agressivas vão perdendo o efeito.
  • Outra forma para evitar as agressões é ignorar e mostrar que elas não importam para você.
  • Quando for necessário procure ajuda de um adulto.

 

Ajuda na recuperação da confiança

E por fim, para ajudar o seu filho a superar o bullying na escola é fazer com que ele recupere a  autoconfiança. Para isso, você precisa mostrar para ele qual é o seu potencial e sua própria capacidade de enfrentar esses problemas sozinhos.  Mas é necessário deixar claro que você estará disponível para ajudá-lo quando for preciso.

Geralmente as crianças que estão sofrendo com essas agressões na escola apresentam alguns sinais como tristeza constante, não dormem bem e têm um baixo rendimento escolar, além de comer pouco e preferir o isolamento ao convívio com outras pessoas. Por isso, é importante que você sempre fique atento para saber se o seu filho está apresentando esses sinais.

Se somente com o apoio dos pais e familiares não for possível contornar essa situação, não deixe de procurar ajuda de um profissional, que através da psicoterapia infantil poderá mostrar uma nova maneira de enfrentar este tipo de problema, ou ainda, superar um possível trauma.

Related Posts

boneca vestida de noiva

Conheça a história da boneca Barbie

A Barbie sem dúvida é uma das bonecas mais conhecidas no mundo todo. Leia esse artigo até o final e

Como desenvolver um website e deixar seu conteúdo disponível na Internet

Construir o seu próprio site pode ser para muitos uma tarefa desafiadora. Isso é bem verdade se você não tiver

Como ser um bom empreendedor ainda jovem

Gostas de discutir ideias e inventar algo novo? Então não seria errado dizer que você quer ser um empresário e
bola em campo

Como manter o controle emocional no Trading esportivo

Os investidores profissionais da bolsa esportiva sabem o quanto é importante o controle emocional durante as apostas. Se você é